A Romaria do Santuário Nossa Senhora das Graças se inicia no dia 15 indo até o dia 24 de novembro com uma vasta programação diária, especial e também com apresentações artísticas todos os dias do evento após a celebração das novenas. Para mais informações, entrar em conto com o Santuário Nossa Senhora das
Graças através do número (66) 3438-1103, ou com a Paróquia São Sebastião através do número (66) 3438-1580. CONTAMOS COM A SUA PRESENÇA.....
terça-feira, 12 de novembro de 2013
quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Hotel Fazenda Encantos do Roncador
Fica a margens do Rio das Mortes e possui duas praias paradisíacas e piscina com água mineral. O hotel recebeu esse nome em homenagem à lendária Serra do Roncador. Está localizado a 10 km do município em estrada de terra. Oferece passeios de barco, pesca esportiva, trilhas ecológicas, ótimo restaurante e instalações aconchegantes. O restaurante fica aberto das 11:00 as 13:00 e das 19:00 as 21:00. É cobrada uma taxa mínima de R$ 1,00. Visitação mediante reserva e autorização do proprietário Cristiano (66)3438-1348.
Pousada e Pesque e Pague Havaí
Local com boa infraestrutura a 2 km do centro. Possui bar, quadra de esportes, campo de futebol, restaurante, local para pesca e shows. O acesso é pela BR 158, entrada à direita no km 154, seguir 1 km pela NX 110, virar à direita e percorrer mais 500 metros até o local. Visitação durante o ano todo. Telefone para contato 9979-9436.
quarta-feira, 6 de novembro de 2013
Serra do Roncador
Apesar de estar no município de Barra do Garças, a serra é quase um ícone de Nova Xavantina, pois está mais próxima e a paisagem acompanha o visitante até a sua chegada à cidade. A formação rochosa conhecida como Dedo de Deus possui cavernas, 11 cachoeiras e mirante, além de esconder lendas e histórias místicas sobre seus portais. A entrada, no km 90 da BR 158, precisa ser autorizada pelo proprietário Maurinho.
Olho D'agua
Está localizado a cerca de cinco km do centro do setor Xavantina no Sítio Morada Ecológica, é uma nascente de águas límpidas que forma três fervedouros, de propriedade de Júlio, só pode ser visitada mediante autorização. Estrada do bairro da Palha.
Ilha do Coco
A Ilha do Coco é cercada pelas águas cristalinas do Rio das Mortes. Coberta de mata de galeria, nela pode-se encontrar diversos animais silvestres do Cerrado, lá existe uma pequena praia paradisíaca, ensolarada o dia todo, composta de areia, grandes pedras e várias corredeiras. A Ilha recebeu este nome em homenagem a Palmeira predominante naquele local, o Babaçu. Para se chegar até lá é preciso percorrer 36 Km de estrada de terra, saindo de Nova Xavantina, e cinco minutos de canoa a remo. Com capacidade para hospedar até 8 pessoas informalmente, pois as acomodações foram construídas para abrigar o morador da Ilha, e eventualmente sua família e amigos. Visitação mediante autorização do proprietário Júnior. Telefone para contato 3438-1420.
Cachoeira da Saudade
O local é mais conhecido como cachoeira da Ilha do Coco, possui três quedas d’água, totalizando 22 metros, com paredões de pedra ideais para a prática de rapel. O local é de fácil acesso e possui área para camping. A cachoeira é muito visitada durante o período da seca (maio a outubro), mas fica dentro de uma área particular e a entrada precisa ser autorizada pelo proprietário. É cobrada uma taxa de R$ 2,00 por adulto. O acesso é pela BR 158, a entrada à direita no km 155, sentido Barra do Garças, após o ginásio de esportes, seguir 27,5 km pela NX 101, virar à esquerda e percorrer mais 2,2 km até o local. Telefone para contato (66) 9241-9431ou 3438-2722, falar com Adalberto.
Ponte de Pedra
No rio Ponte de Pedra encontram-se várias quedas d’água de 1 a 2 metros de altura. Possui área para banho e camping. A visitação pode ser feita durante todo o ano. O acesso é pela BR 158, entrada à direita no km 155, sentido Barra do Garças, após o ginásio de esportes, seguir 37,5 km pela NX 010, virar à direita nas placas do Rancho Ponte de Pedra e percorrer 1.500 metros até as cachoeiras. A entrada precisa ser autorizada pelo proprietário Marinho.
Ilha Bela
O local é uma ilha do Rio das Mortes de estrema beleza, a ilha é uma propriedade privada pertencente ao Sr. Valmor, possui uma passagem através de uma ponte pênsil de 30 metros de comprimento por onde trafegam somente pessoas. A ilha possui uma trilha ecológica que percorre toda sua extensão, não mais aberto a visitação.
Praia do Chiquito
Praia bastante frequentada durante o período de seca (maio a outubro). Possui 150 metros de praia com área para banho, camping, restaurante, banheiro, quiosques, churrasqueiras, salão de jogos e estacionamento. O local é propício para a prática de esportes náuticos. O acesso é pela BR 158 (estrada do Araés), entrada à direita no km 154, seguir 5,2 km pela NX 110, virar à esquerda e percorrer mais 2 km até o local.
Praia do Sol
Também conhecida como praia do Setor Nova Brasília, está localizada em frente à Praia da Lua, do outro lado do rio. Muito frequentada durante o período de seca (maio a outubro) pois além do fácil acesso e de estar localizada no lado mais populoso da cidade, tem águas rasas e pouca correnteza. Nesta praia são realizados os principais eventos da Temporada de Praia, entre os meses de julho a setembro.
Praia da Lua
Também conhecida como a praia do Setor Xavantina, está localizada no perímetro urbano do Rio das Mortes. A praia é pequena e a correnteza é forte, porém no local existem bons bares e restaurantes panorâmicos que funcionam inclusive à noite.
Ilha de Baixo da Ponte
A ilha que se formou embaixo da ponte sobre o Rio das Mortes tornou-se um bom local para lazer no período de seca (maio a outubro). A praia é excelente, possui águas rasas e pouca correnteza. Banhistas costumam fazer luau nesta praia e até casamento já foi realizado neste local. Nas praias do Sol e da Lua encontram-se canoeiros que transportam passageiros à ilha.
Rio das Mortes
Considerado um dos rios mais limpos do mundo, o Rio das Mortes é uma das maiores belezas naturais do município e principal lazer da população. O rio é cheio de lendas e justificativas para seu nome. Alguns dizem que foram enchentes assassinas, outros dizem que suas margens foram palco de sangrentas batalhas entre xavantes e garimpeiros. Ao longo do percurso do rio podem-se visitar diversas ilhas como Ilha 26, Ilha do Pintado, Ilha do Capitariquara e Ilha de São Sebastião. Na praia do sol fica atracada a chalana São Francisco que pode ser alugada para passeios de grupos de até 30 pessoas. Telefone (66) 3438-1104 ou (66) 9953-2337 falar com Flávio.
CIT - Centro de Informações Turisticas do Município
O turista assim que chega a
cidade e necessite de algum auxilio o Centro de Informações Turísticas esta
pronto para acolhê-lo, pois onde encontrará todas as informações necessárias
para uma boa estadia em nossa cidade, o CIT está situado na entrada da cidade
para quem vem de Barra do Garças, fica do lado direito em frente à delegacia de
policia civil e onde se também encontra a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente
do Município, para entrar em contato com CIT, através dos números 55 (66)
3438-2837 ou pelo 55 (66) 9204-4853 falar com a Coordenadora Lucinha Heinburg.
UNEMAT - Universidade do Estado do Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina.
Nova Xavantina é uma cidade com belezas cênicas e com um povo acolhedor e antenado com o mundo, temos uma universidade com três cursos Biologia, Agronomia, Turismo sendo que no primeiro semestre de 2014 o egresso de mais um curso Engenharia Civil ajudando no desenvolvimento do município.
Base econômia do Município
A base econômica é composta pela pecuária intensiva, com sistema de cria, recria e corte, Nova Xavantina possui dois frigoríficos, um ativo e outro não, possui também um laticínio que trabalha com boa parte do leite produzido no município. Na agricultura se destaca basicamente a monocultura com o cultivo de soja e milho.
Vegetação do Município de Nova Xavantina
terça-feira, 1 de outubro de 2013
Clima e Relevo de Nova Xavantina
De acordo com dados da Prefeitura
Municipal de Nova Xavantina a cidade possui um clima tropical quente e
sub-úmido, com 4 meses de seca, de maio a agosto. Precipitação anual de 1.750
mm, com intensidade máxima em dezembro, janeiro e fevereiro. Temperatura média
anual de 24º C, maior máxima 38º C, menor 0º C.
O relevo de Nova Xavantina, possui uma depressão Araguaia, Serra do
Roncador.
sábado, 28 de setembro de 2013
Um breve hitórico da cidade de Nova Xavantina
Segundo dados da Prefeitura
Municipal de Nova Xavantina, em 14 de abril de 1944, acontece a fundação da
Vila de Xavantina pela Expedição Roncador Xingu, situada a margen a direita
do Rio das Mortes, permanecendo isolada até a década de 70. A SUDECO (Superintendência
do Desenvolvimento do Centro-Oeste) regularizou a área urbana do setor
xavantina e o administrou até o ano de 1963, neste mesmo ano no dia 14 de abril
a vila foi elevada a categoria de Distrito do Município de Barra do Garças,
recebendo o nome de Distrito João Alberto.
Com a ocupação da margem esquerda
do Rio das Mortes, a formação de um pequeno agrupamento de casas e um modesto
comércio, a partir de 1969, este novo núcleo habitacional recebeu o nome de
Nova Brasília. Em 03 de março de 1980, pela Lei n° 4176, os dois distritos:
Ministro João Alberto e Nova Brasília foram elevados, formando um só município
chamado de Nova Xavantina.
Primeira casa da Expedição Roncador Xingu - Casa do Coronel Vanique
Acessos de determinadas capitais a Nova Xavantina e seus aeroportos
Nova Xavantina em relação a capital
do Mato Grosso Cuiabá fica a 602 km onde se encontrar o Aeroporto Internacional
Marechal Rondon, em relação a Goiânia a capital do estado de Goiás são 574 km onde
se situa o Aeroporto Santa Genoveva e a capital do Brasil, Brasília são 668 km onde
também possui um Aeroporto Internacional Presidente Juscelino Kubitschek .
Assinar:
Postagens (Atom)