terça-feira, 12 de novembro de 2013

Romaria 2013 no Município de Nova Xavantina


A Romaria do Santuário Nossa Senhora das Graças se inicia no dia 15 indo até o dia 24 de novembro com uma vasta programação diária, especial e também com apresentações artísticas todos os dias do evento após a celebração das novenas. Para mais informações, entrar em conto com o Santuário Nossa Senhora das Graças através do número (66) 3438-1103, ou com a Paróquia São Sebastião através do número (66) 3438-1580. CONTAMOS COM  A SUA PRESENÇA.....

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Calendário de Eventos de Nova Xavantina




Hotel Fazenda Encantos do Roncador


Fica a margens do Rio das Mortes e possui duas praias paradisíacas e piscina com água mineral. O hotel recebeu esse nome em homenagem à lendária Serra do Roncador. Está localizado a 10 km do município em estrada de terra. Oferece passeios de barco, pesca esportiva, trilhas ecológicas, ótimo restaurante e instalações aconchegantes. O restaurante fica aberto das 11:00 as 13:00 e das 19:00 as 21:00. É cobrada uma taxa mínima de R$ 1,00. Visitação mediante reserva e autorização do proprietário Cristiano (66)3438-1348.

Pousada e Pesque e Pague Havaí


Local com boa infraestrutura a 2 km do centro. Possui bar, quadra de esportes, campo de futebol, restaurante, local para pesca e shows. O acesso é pela BR 158, entrada à direita no km 154, seguir 1 km pela NX 110, virar à direita e percorrer mais 500 metros até o local. Visitação durante o ano todo. Telefone para contato 9979-9436.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Serra do Roncador


Apesar de estar no município de Barra do Garças, a serra é quase um ícone de Nova Xavantina, pois está mais próxima e a paisagem acompanha o visitante até a sua chegada à cidade. A formação rochosa conhecida como Dedo de Deus possui cavernas, 11 cachoeiras e mirante, além de esconder lendas e histórias místicas sobre seus portais. A entrada, no km 90 da BR 158, precisa ser autorizada pelo proprietário Maurinho.

Olho D'agua


Está localizado a cerca de cinco km do centro do setor Xavantina no Sítio Morada Ecológica, é uma nascente de águas límpidas que forma três fervedouros, de propriedade de Júlio, só pode ser visitada mediante autorização. Estrada do bairro da Palha.

Ilha do Coco


A Ilha do Coco é cercada pelas águas cristalinas do Rio das Mortes. Coberta de mata de galeria, nela pode-se encontrar diversos animais silvestres do Cerrado, lá existe uma pequena praia paradisíaca, ensolarada o dia todo, composta de areia, grandes pedras e várias corredeiras. A Ilha recebeu este nome em homenagem a Palmeira predominante naquele local, o Babaçu. Para se chegar até lá é preciso percorrer 36 Km de estrada de terra, saindo de Nova Xavantina, e cinco minutos de canoa a remo. Com capacidade para hospedar até 8 pessoas informalmente, pois as acomodações foram construídas para abrigar o morador da Ilha, e eventualmente sua família e amigos. Visitação mediante autorização do proprietário Júnior. Telefone para contato 3438-1420.

Cachoeira da Saudade


O local é mais conhecido como cachoeira da Ilha do Coco, possui três quedas d’água, totalizando 22 metros, com paredões de pedra ideais para a prática de rapel. O local é de fácil acesso e possui área para camping. A cachoeira é muito visitada durante o período da seca (maio a outubro), mas fica dentro de uma área particular e a entrada precisa ser autorizada pelo proprietário. É cobrada uma taxa de R$ 2,00 por adulto. O acesso é pela BR 158, a entrada à direita no km 155, sentido Barra do Garças, após o ginásio de esportes, seguir 27,5 km pela NX 101, virar à esquerda e percorrer mais 2,2 km até o local. Telefone para contato (66) 9241-9431ou 3438-2722, falar com Adalberto.

Ponte de Pedra


No rio Ponte de Pedra encontram-se várias quedas d’água de 1 a 2 metros de altura. Possui área para banho e camping. A visitação pode ser feita durante todo o ano. O acesso é pela BR 158, entrada à direita no km 155, sentido Barra do Garças, após o ginásio de esportes, seguir 37,5 km pela NX 010, virar à direita nas placas do Rancho Ponte de Pedra e percorrer 1.500 metros até as cachoeiras. A entrada precisa ser autorizada pelo proprietário Marinho.

Ilha Bela


O local é uma ilha do Rio das Mortes de estrema beleza, a ilha é uma propriedade privada pertencente ao Sr. Valmor, possui uma passagem através de uma ponte pênsil de 30 metros de comprimento por onde trafegam somente pessoas. A ilha possui uma trilha ecológica que percorre toda sua extensão, não mais aberto a visitação.

Praia do Chiquito


Praia bastante frequentada durante o período de seca (maio a outubro). Possui 150 metros de praia com área para banho, camping, restaurante, banheiro, quiosques, churrasqueiras, salão de jogos e estacionamento. O local é propício para a prática de esportes náuticos. O acesso é pela BR 158 (estrada do Araés), entrada à direita no km 154, seguir 5,2 km pela NX 110, virar à esquerda e percorrer mais 2 km até o local.

Praia do Sol


Também conhecida como praia do Setor Nova Brasília, está localizada em frente à Praia da Lua, do outro lado do rio. Muito frequentada durante o período de seca (maio a outubro) pois além do fácil acesso e de estar localizada no lado mais populoso da cidade, tem águas rasas e pouca correnteza. Nesta praia são realizados os principais eventos da Temporada de Praia, entre os meses de julho a setembro.

Praia da Lua


Também conhecida como a praia do Setor Xavantina, está localizada no perímetro urbano do Rio das Mortes. A praia é pequena e a correnteza é forte, porém no local existem bons bares e restaurantes panorâmicos que funcionam inclusive à noite.

Ilha de Baixo da Ponte


A ilha que se formou embaixo da ponte sobre o Rio das Mortes tornou-se um bom local para lazer no período de seca (maio a outubro). A praia é excelente, possui águas rasas e pouca correnteza. Banhistas costumam fazer luau nesta praia e até casamento já foi realizado neste local. Nas praias do Sol e da Lua encontram-se canoeiros que transportam passageiros à ilha.


Rio das Mortes


Considerado um dos rios mais limpos do mundo, o Rio das Mortes é uma das maiores belezas naturais do município e principal lazer da população. O rio é cheio de lendas e justificativas para seu nome. Alguns dizem que foram enchentes assassinas, outros dizem que suas margens foram palco de sangrentas batalhas entre xavantes e garimpeiros. Ao longo do percurso do rio podem-se visitar diversas ilhas como Ilha 26, Ilha do Pintado, Ilha do Capitariquara e Ilha de São Sebastião. Na praia do sol fica atracada a chalana São Francisco que pode ser alugada para passeios de grupos de até 30 pessoas. Telefone (66) 3438-1104 ou (66) 9953-2337 falar com Flávio.

CIT - Centro de Informações Turisticas do Município


O turista assim que chega a cidade e necessite de algum auxilio o Centro de Informações Turísticas esta pronto para acolhê-lo, pois onde encontrará todas as informações necessárias para uma boa estadia em nossa cidade, o CIT está situado na entrada da cidade para quem vem de Barra do Garças, fica do lado direito em frente à delegacia de policia civil e onde se também encontra a Secretaria de Turismo e Meio Ambiente do Município, para entrar em contato com CIT, através dos números 55 (66) 3438-2837 ou pelo 55 (66) 9204-4853 falar com a Coordenadora Lucinha Heinburg.

UNEMAT - Universidade do Estado do Mato Grosso, Campus de Nova Xavantina.


Nova Xavantina é uma cidade com belezas cênicas e com um povo acolhedor e antenado com o mundo, temos uma universidade com três cursos Biologia, Agronomia, Turismo sendo que no primeiro semestre de 2014 o egresso de mais um curso Engenharia Civil ajudando no desenvolvimento do município.

Base econômia do Município


A base econômica é composta pela pecuária intensiva, com sistema de cria, recria e corte, Nova Xavantina possui dois frigoríficos, um ativo e outro não, possui também um laticínio que trabalha com boa parte do leite produzido no município. Na agricultura se destaca basicamente a monocultura com o cultivo de soja e milho.

Vegetação do Município de Nova Xavantina



Sua vegetação típica é formada pelo Bioma Cerrado. por sua vez o Cerrado é caracterizado como uma vegetação de savana na classificação internacional (TOWSEND et al., 2006), localiza-se predominantemente no Planalto Central do Brasil  dentre os quais se encontra o estado do Mato Grosso, consequentemente o Município de Nova Xavantina.